Cursos de Capacitação Profissional e Técnica

Os cursos de aperfeiçoamento destinam-se a profissionais que estejam no exercício de uma determinada ocupação, possuindo características diversificadas em termos de preparação para o exercício profissional de áreas diversas.

Organização de Eventos

A criação e organização de diferentes tipos de eventos acadêmicos exige dedicação e o cumprimento de várias etapas, como idealização, planejamento, execução, entre outras. Dessa forma, o primeiro passo é decidir qual tipo de evento gostaria de realizar. Sendo assim, visando ajuda-lo na escolha em qual evento realizar, elencamos os 12 principais tipos de eventos e suas particularidades:

Simpósios:

Um simpósio é uma reunião formal em um ambiente acadêmico onde os participantes são especialistas em seus campos. Esses especialistas apresentam suas opiniões ou pontos de vista sobre um tema de discussão escolhido. Não seria incorreto rotular um simpósio como uma pequena conferência

Seminários:

O seminário é um dos tipos de eventos mais comuns no meio acadêmico. Ele é regido por um orador e é dividido em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Essas fases são importantes para seguir a linha de raciocínio e construção narrativa do evento

Congresso:

O congresso é um evento que pode ser definido como uma reunião promovida por associações e entidades de uma classe durante um determinado período. Dentro do congresso, podemos encontrar mesas-redondas, palestras, sessões de apresentações de trabalhos e até minicursos. Os congressos podem ter portes regionais, nacionais e internacionais, dependendo do seu público. Normalmente, um congresso é norteado por uma temática geral, que conduz todo o evento e incentiva o participante a discutir sobre temas em comum.

Conferência:

É um tipo de evento mais formal, que reúne especialistas importantes para debater uma temática. Enquanto isso, o debate é orientado por um presidente de mesa, que é responsável por conduzir o evento. Entre as suas formalidades está a necessidade do presidente de mesa, que coordena as apresentações e debates e que seleciona as perguntas para serem feitas aos especialistas.

Curso:

É o tipo de evento que leva o participante a aprender novas áreas, capacitando-o por meio de aulas com profissionais qualificados. O curso pode ser aplicado como teórico, prático ou teórico-prático. Da mesma forma a sua definição será estabelecida através de sua temática e de seus organizadores. Os cursos também podem ter curta ou longa duração.

Fórum:

Fórum é aquele evento que você pode e deve expor a sua opinião. Além de ser permitida, a participação da plateia é essencial nesse evento. No fórum, a maior quantidade de opiniões e a exposição de diversos tipos desses pontos de vistas servem de incentivo para o posicionamento da plateia. O fórum é moderado por um profissional que tenha domínio sobre o tema e que comece a debater as opiniões.

Palestra:

São eventos em que um palestrante experiente e especializado em determinado assunto compartilha conhecimento, ideias e insights com o público. Esse formato é especialmente eficaz para inspirar e motivar os colaboradores.

Workshop:

Um workshop é uma atividade interativa e prática, geralmente realizada em grupos pequenos, com o objetivo de proporcionar uma experiência prática e hands-on sobre um determinado tópico. Ao contrário de palestras ou apresentações mais tradicionais, os workshops envolvem ativamente os participantes em exercícios práticos, discussões, resolução de problemas ou outras atividades que buscam a aplicação direta do conhecimento.

Encontro:

Refere-se a uma reunião planejada e organizada com o propósito de promover a interação e o intercâmbio de conhecimento entre acadêmicos, profissionais ou estudantes em um ambiente específico. Esses encontros podem assumir diversas formas, como conferências, simpósios, workshops, seminários ou colóquios. Geralmente, eventos acadêmicos desse tipo têm como objetivo principal a disseminação de pesquisas, discussões de tópicos relevantes, networking entre participantes e a promoção do avanço acadêmico em uma determinada disciplina ou campo de estudo

Mesa-redonda:

é um formato de evento acadêmico, profissional ou de discussão que envolve a participação de vários especialistas, representando diferentes perspectivas sobre um tópico específico. Geralmente, a mesa-redonda é conduzida de maneira interativa, com os participantes debatendo entre si, respondendo a perguntas da plateia ou moderador, e oferecendo insights a partir de suas experiências e conhecimentos. O objetivo é criar um diálogo dinâmico que permita uma visão abrangente e aprofundada do tema em questão. Esse formato promove a troca de ideias, o debate construtivo e, muitas vezes, resulta em uma compreensão mais rica e multifacetada do assunto discutido. Mesas-redondas são comuns em conferências acadêmicas, eventos profissionais e discussões em grupo

Painel:

Um painel, no contexto de eventos, conferências ou discussões, referese a uma sessão na qual um grupo de especialistas, acadêmicos ou profissionais se reúne para discutir e compartilhar suas perspectivas sobre um tema específico. Geralmente moderado por um facilitador, o painel é estruturado para oferecer uma variedade de insights e opiniões sobre o assunto em pauta.

Cada participante do painel, conhecido como painelista, tem a oportunidade de apresentar suas ideias, responder a perguntas do público ou interagir com outros membros do painel. Os temas abordados em um painel podem variar amplamente, desde questões acadêmicas e científicas até tópicos de interesse público, dependendo do contexto do evento.

Os painéis são uma forma eficaz de proporcionar uma visão abrangente e multifacetada sobre um assunto, reunindo diferentes perspectivas e experiências em uma discussão estruturada. Esse formato é comum em conferências, simpósios, e outros eventos nos quais a troca de ideias e a diversidade de opiniões são valorizadas

Jornada:

No contexto de eventos, uma "jornada" geralmente se refere a uma experiência planejada e estruturada oferecida aos participantes ao longo do tempo. Pode envolver uma série de atividades, sessões ou momentos específicos que formam uma narrativa coesa ou um percurso para os participantes. A ideia é proporcionar uma experiência contínua e envolvente, muitas vezes com uma progressão lógica, para alcançar objetivos específicos.

Todos os 12 tipos de eventos abordados anteriormente podem ser realizados de forma, presencial, remota ou híbrida. Para isso, todo o processo relacionado a inscrição, desenvolvimento e entrega dos certificados dos eventos podem ser realizados através do LearnPRO - Streaming Educacional da InLearning.